O almoço de negócios é o momento ideal para conquistar aquele cliente tão importante para a sua empresa. Por isso, antes de agendar este almoço pense em estratégias para que você obtenha sucesso. Pensando em te ajudar, separamos 10 dicas para você se atentar antes do grande dia. Confira!

1. Se antecipe no que vai pedir

Não perca tempo escolhendo o prato. Isso pode fazer com que a reunião atrase. Por isso, a dica é já ir a um lugar conhecido, com um prato em mente. Assim você ganha tempo.

2. Escolha ambientes mais tranquilos

Evite escolher restaurantes muito barulhentos. Aqueles em que além de fazer refeições as pessoas costumam beber bebidas alcoólicas são péssimas escolhas. Isso porque elas podem ficar agitadas, falar alto e atrapalhar a reunião.

3. Nada de celular

Deixar o celular desligado é o mínimo que você deve fazer para demonstrar respeito pelo cliente. Caso não queira desligar, configure para que fique no silencioso, evitando distrações durante a reunião.

4. Evite excesso de bebida alcóolica

Um almoço de negócios não é o momento para beber. Caso todos decidam tomar alguma coisa, uma taça de vinho pode até ser uma opção, mas é só isso! Afinal, você não vai querer mostrar que perde o controle na hora de beber, fala alto, faz piadas que não cabem no momento, não é verdade?

5. Se ofereça para pagar a conta

Se você fez o convite para a reunião de negócios, pague a conta. Os convidados saíram de suas casas por convite seu, e mesmo que não fechem o negócio eles contarão com a sua gentileza. Além disso, em uma reunião de trabalho pode ser constrangedor ter que cobrar os convidados. Por mais caro que possa sair, enxergue isso como um investimento.

6. Evite atrasos

O atraso é uma das características mais irritantes, e isso vai incomodar os clientes com toda certeza. Por isso, se programe para sair mais cedo e até mesmo para esperar estes clientes no local combinado antes que eles cheguem.

7. De olho nas roupas

As roupas também são um ponto-chave que não pode ser negligenciado durante esta reunião. Nunca é demais dizer que usar short, decote e roupas extravagantes não é um bom sinal. Os clientes vão fazer uma leitura sua de alguém relaxado, que não leva o trabalho a sério.

8. O perfume também conta

O mesmo vale para perfumes. Evite perfumes muito fortes, que agradam você, mas podem incomodar as outras pessoas. Considere que algumas delas têm alergias a perfumes, e se alguém na mesa sofre com isso, a reunião pode ir por água abaixo.

9. Foco no objetivo

Qual o objetivo da sua reunião? Mantenha o foco sem desviar muito para assuntos que não cabem. Algumas pessoas costumam falar demais e isso pode levá-las para caminhos que não estão dentro da pauta a ser discutida. Assim, elas correm o risco de deixar o assunto principal de lado.

10. Mas não seja tão direto

Equilíbrio é tudo em uma reunião de negócios. Por isso, não chegue já tocando no assunto principal, falando de valores que você vai cobrar e serviços a serem prestados. Não somos máquinas que pensamos só em dinheiro, então lembre-se de ser cordial.

Inicialmente reserve minutos rápidos para perguntar sobre a família, sobre algum caso específico que o cliente ou possível cliente compartilhou com você. Isso vai ajudar a quebrar o gelo e também a construir a ideia de que você não se preocupa apenas com os lucros que ele trará.

Percebe o quanto cada detalhe é importante na hora de promover um almoço de negócios? Encarar este momento como mais uma relação do dia a dia pode ser muito perigoso e trazer péssimos resultados. Afinal, o seu objetivo é fechar novas parcerias ou apresentar os resultados do trabalho que você já vem fazendo para aquele cliente.

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