Excelente oportunidade para promover a marca, conhecer fornecedores e fazer network, as feiras e eventos de negócios fazem parte do calendário de muitas empresas. Muito além da usual troca de cartões de visita, ao participar desse tipo de evento a empresa ganha em visibilidade e alcance de marca. E claro, não há melhor oportunidade para analisar o que a concorrência anda aprontando.
Importante vitrine para conferir tendências e inovações, participar de feiras e eventos corporativos é imprescindível para o desenvolvimento do negócio. Além da atenção do colaborador que participa desse tipo de evento, elaboramos uma lista com 7 dicas para sua empresa extrair o melhor das feiras de negócios. Abordamos itens desde o planejamento até o pós-feira para ajudá-lo a organizar da melhor maneira o plano de ação da sua empresa.
1. Selecione quais feiras são relevantes para sua marca
O mercado de eventos de negócios é bem movimento e o primeiro passo é selecionar quais feiras são relevantes para o seu segmento. Além do nicho, uma dica quente é dar preferência a feiras mais tradicionais, sem interrupção nas edições. Esse tipo de evento já tem um público cativo e conta com a presença de grandes players do mercado.
2. Organize a viagem com antecedência
Depois de selecionar quais eventos são pertinentes para o negócio, comece a organização das viagens. Principalmente, quando se tratar de um evento internacional. Veja os custos: passagem, hospedagem, inscrição, transporte e alimentação, além do material que será usado no evento.
3. Planeje cada dia de evento
As maiores feiras contam com centenas de expositores e uma extensa programação. Faça um plano de ação e priorize suas atividades. Elabore um “mapa de ataque” com base no mapa e programação da feira. Inclua passeios por estandes de outras empresas, potenciais fornecedores e clientes que você encontrará no local.
4. Material de divulgação
Participar desses eventos é quase uma maratona. Seja para onde for, esteja munido de material de divulgação da empresa. Se possível, tenha uma amostra do produto ou serviço e algum material interativo ou audiovisual. Catálogo e portfólio são essenciais, claro.
5. Novos negócios
Esse é o objetivo principal, no final das contas. Em feiras é comum que expositores divulguem preços e condições especiais para o público participante. Esse tipo de ação pode estar relacionada à apresentação de um novo produto ou serviço. Compare preços e ofereça seu produto, sempre seguindo sua estratégia previamente definida.
6. Aprendizado nunca é demais
Aproveite a programação de palestras, cursos e workshops oferecidos durante o evento. Escolha o conteúdo com atenção e avalie se vale a pena participar. Lembre-se que o tempo em que você estará na capacitação poderia ser usado para captar novos negócios.
7. Mantenha o contato após o evento
Depois da feira, você provavelmente voltará para empresa repleto de novos contatos. Organize todo o material recolhido e certifique-se de oxigenar o relacionamento após o evento. Faça um mailing específico e mande e-mail para todos os novos contatos. É fundamental que você mantenha viva a network gerada durante a feira!
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