TOP 5 praias mais incríveis de Portugal

Vários motivos fazem de Portugal um destino muito atrativo para turistas brasileiros. Seja pela facilidade da língua, pela gastronomia familiar ou pelo resgate de origens. Muitos brasileiros têm raízes portuguesas e destinos como Braga e Guimarães são muito requisitados por sua carga histórica. Além de Lisboa, parada obrigatória durante um roteiro em Portugal. Só que Portugal tem muito mais a oferecer aos visitantes. Aproveitando a proximidade com o verão Europeu – de meados de junho a setembro – conheça um lado de Portugal ainda pouco explorado, mas incrivelmente belo: as praias portuguesas.

O litoral português é enorme. As praias vão de norte a sul do país e, por isso, possuem características muito diferentes entre si. E não espere nada semelhante às praias brasileiras. Não há barraquinhas à beira-mar, nem aquela onda de ambulantes para cima e para baixo. Além dos cenários paradisíacos, você verá muitas toalhas e bolsas deixadas sozinhas na areia, enquanto seus donos tomam banho de mar.

Praia da Marinha – Lagoa

Localizada em Lagoa, região do Algarve, a Praia da Marinha é uma das melhores de Portugal. Reconhecida entre as 10 praias mais belas da Europa e também no TOP 100 praias mais belas do mundo! Enormes falésias emergem do mar cristalino, assim como ao redor de toda a extensão da praia. Designada como Praia Dourada pelo governo português, a Praia da Marinha é símbolo de Portugal, aparecendo inclusive em cartões-postais e propagandas de televisão. Devido à erosão, é possível encontrar diversas formações entre as falésias, incluindo cavernas, grutas e poços naturais. Há barzinhos e restaurante próximos à praia, assim como serviço de aluguel de guarda-sol e pequenas embarcações.

Praia de São Jacinto – Aveiro

Junto ao Canal da Barra, no extremo sul da faixa de terra que separa a Ria de Aveiro do mar, está a Praia de São Jacinto. Praticamente intocada, a praia fica no limite da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, uma área de proteção ambiental com espécies de fauna e flora únicas. Passarelas de madeira se confundem com o cenário composto por dunas e vegetação selvagem, sendo um apoio de acesso à praia inclusive para pessoas com limitações físicas. O balneário é o equipado com banheiros públicos e estabelecimentos próximos.

Praia do Osso da Baleia – Pombal

O nome se deve à descoberta de um esqueleto de baleia na praia no início do século 20. Localizada em plena Mata Nacional do Urso, desde 1998, é considerada Praia Dourada pelo governo português. O título faz referência a valores singulares no sentido geológico, paisagístico e patrimonial, assim como no tocante à fauna e flora do local. Com extenso areal e inúmeras dunas que escondem o mar, a praia é perfeita para relaxar, praticar esportes e caminhadas. Há duas trilhas para se fazer na praia “Trilho da Lagoa de São José” e “Trilho da Baleia verde”.

Praia de Galapinhos – Setúbal

Descrita como um paraíso na terra, a Praia de Galapinhos, na região de Setúbal, impressiona pelo azul-translúcido e extremamente calmo do mar e suas areias douradas. Protegida pela Serra da Arrábida, foi eleita a melhor praia da Europa em 2017 pelo site European Best Destinations. Apesar de pequena, com apenas 550 metros, dá uma sensação de praia particular. Para chegar até a praia é preciso fazer uma trilha rústica, com certo nível de dificuldade, mas nada demais. O governo português anunciou que será feito um passadiço entre Galapinho e Galápagos, praia contígua. Atualmente, o caminho só pode ser feito durante a maré baixa.

Praia do Moledo – Caminha

Considerada a melhor praia a melhor praia do norte de Portugal, a Moledo é famosa desde o início do século 20. Contornada pela Mata do Camarido, o mar mais agitado é prefeito para prática de esportes como surf e windsurf. Rica em iodo, as águas da praia têm propriedades terapêuticas, acredita-se. Com uma boa infraestrutura, incluindo um amplo estacionamento, a praia está situada numa pequena aldeia homônima, no Alto Minho, próxima à fronteira com a Espanha. Em 2019, a Praia Moledo recebeu o prêmio Cinco Estrelas Regiões, uma premiação local que identifica o melhor de cada região do país.

Aproveite o verão Europeu para conhecer o belíssimo litoral de Portugal. Converse com os consultores da Conextravel e programe suas férias de julho para conhecer as praias portuguesas!