Até mesmo as viagens curtas a negócios devem receber uma atenção especial. Essa modalidade também requer um planejamento específico, pois tudo precisa ser organizado com antecedência e considerar uma série de fatores, incluindo a limitação de tempo. Quer saber como planejar viagens corporativas “bate-volta”? Nós te contamos!
O planejamento precisa ser pensado e executado de forma a aproveitar ao máximo o tempo dos colaboradores, sem desperdício de horas. Alguns problemas podem prejudicar o resultado final da viagem, como roteiros apertados, atrasos e até mesmo menos tempo para contornar imprevistos ou trabalhar nas apresentações, por exemplo.
Por isso, para te ajudar a planejar as viagens “bate-volta” a trabalho, considere os seguintes fatores:
1. Horários
O primeiro passo para essa estratégia ser bem-sucedida é analisar se determinada viagem pode mesmo ser feita no estilo “bate-volta”. Para isso, o primeiro fator a ser considerado são os horários. Até uma viagem curta possui algum tempo de deslocamento, seja de automóvel ou de avião. Esse tempo deve ser calculado para determinar se a viagem pode ser assim ou se haverá a necessidade de que o colaborador passe mais do que um dia no destino.
2. Aproveitamento de tempo
Quanto mais você aproveitar horários vagos, melhor. Por exemplo: ao ficar parado no aeroporto aguardando seu voo, que tal ler mais uma vez a apresentação ou os pontos da reunião? São várias as situações que podem ser utilizadas para aumentar as chances de que a viagem traga bons resultados para a empresa, sem desperdiçar um minuto.
3. Compromissos
Antes da viagem, tenha certeza de que todos os compromissos necessários foram devidamente agendados com antecedência. Além disso, confirme tudo antes de ir ao destino. Deixe sempre um intervalo de tempo entre cada agendamento, pois atrasos são comuns e podem acontecer mesmo com tanto planejamento.
Outra dica importante, e que exige um perfil analítico muito forte, é organizar os compromissos de acordo com o mapa da cidade. Assim, você não fica indo de uma ponta a outra, perdendo tempo no trajeto. Marcar os seus compromissos com antecipação vai ajudar muito na hora de agendá-los de acordo com seu roteiro.
4. Colaborador
O colaborador escolhido deve estar ciente de todos os fatores acima, para que consiga otimizar o tempo e levar a sério todos os pontos da organização. Uma ótima dica é manter alguém de sobreaviso, também informado sobre todos os pontos importantes da viagem, para o caso de imprevistos com o primeiro selecionado.
Também não se esqueça de separar os valores que poderão ser gastos na viagem, como combustível, transporte, refeições e imprevistos, assim como você já faz com viagens mais longas.
Para planejar e executar suas viagens a negócios sem dor de cabeça, alcançando os objetivos da sua empresa, conte com a Conextravel. Estamos à disposição para te atender e levar você e os seus funcionários aonde seu negócio precisa, com o máximo de conforto e segurança. Entre em contato.