A sustentabilidade é um tema muito discutido hoje em dia também no meio corporativo. Se antes as empresas não estavam preocupadas com os impactos ambientais provocados pela sua atividade, hoje elas se veem obrigadas a pensar de maneira sustentável.

O público consumidor mudou, e é isso que faz as empresas mudarem também. Elas precisam atender a esta demanda por sustentabilidade que os clientes exigem. Isso porque é muito comum que os jovens que têm pensamento mais crítico se recusem a consumir produtos de uma empresa que não é sustentável.

Por isso, a seguir vamos falar sobre a aplicação da sustentabilidade nas viagens corporativas. Confira algumas dicas e veja como tornar estas viagens mais amigas do meio ambiente!

Política de viagens voltada para a sustentabilidade

Para conseguir colocar em prática medidas mais sustentáveis durante as viagens corporativas da sua empresa, você precisa, em primeiro lugar, reformular toda a política de viagens.

A ideia é pensar nas políticas destes deslocamentos para que isso gere o menor impacto ambiental possível. Mas como fazer isso?

A primeira dica é pensar se de fato a viagem precisa ser feita. Ela é realmente necessária ou uma videoconferência resolveria? Se você parar para pensar a respeito, vai perceber que muitas destas viagens não precisam ser feitas.

Outra dica é utilizar aplicativos de compartilhamento de transporte, o que reduz a poluição ambiental provocada pelos carros. Por fim, escolha fornecedores e demais parceiros que também estejam preocupados com a preservação ambiental.

Estimulando a equipe

A equipe de colaboradores precisa ser incluída neste pacote, é claro. Afinal, são eles que vão fazer as viagens em nome da empresa. Mas pense também em estratégias para que estas práticas sustentáveis sejam aplicadas na rotina destes funcionários.

Então vale a pena investir em palestras, workshops, e outras formas de torná-los mais conscientes. Por exemplo: se ao viajar o colaborador fica hospedado em um hotel próximo ao lugar onde as reuniões ou eventos acontecerão, haverá não só uma economia financeira, mas também a não necessidade de utilizar meios de transporte que poluirão ainda mais o meio ambiente.

Parceiros que se preocupam com o meio ambiente

Fechar parcerias com fornecedores que também se preocupam com o meio ambiente é um ponto que não pode ser negligenciado. Não se engane! Os clientes ficam de olho nisso também. Afinal, eles não querem comprar de uma empresa que impacta de maneira negativa o meio ambiente e ainda fecha negócio com quem faz o mesmo.

Tecnologia

Apostar na tecnologia é outro ponto muito importante que pode inclusive contribuir com a redução da emissão de gás carbônico. A substituição dos servidores físicos pela nuvem é uma ótima forma de reduzir essa emissão, por exemplo.

A redução é de até 90%, além de promover também uma economia de aproximadamente 30% para os cofres da empresa. Isso porque os servidores físicos consomem muita energia elétrica, uma vez que precisam ficar ligados 24h por dia.

A Conextravel é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente. Por isso, ela te ajuda a planejar suas viagens corporativas de maneira mais consciente. Entre em contato com a nossa equipe e comece agora mesmo a planejar as suas viagens de acordo com a perspectiva da sustentabilidade.

Leia mais: Saiba mais sobre a evolução de viagens corporativas.