Conhecer e compreender os tipos de eventos corporativos é fundamental para planejar suas viagens de negócio. Assim, será possível não só reconhecer as oportunidades de cada um, como também ser mais estratégico no planejamento.
De modo geral, encontros empresariais sempre impactam a imagem das empresas, além de influenciarem no seu relacionamento com os colaboradores, clientes e parceiros. Então, a partir do momento que você entende como eles podem acelerar os rendimentos e promover um maior engajamento da sua equipe, os benefícios são certeiros!
Por isso, hoje vamos listar os principais tipos de eventos corporativos para você escolher aquele que melhor atende às suas necessidades!
#1 Palestras
No topo da lista estão as palestras, que são os formatos mais comuns e de produção ligeiramente mais simplificada. Isso porque, tem um curto período de duração, cerca de 30 a 60 minutos. Sendo assim, elas giram em torno de um palestrante, que geralmente é uma figura de autoridade sobre o assunto escolhido.
O profissional escolhido transmite seu conhecimento e experiência, em seguida, é aberta uma rodada de perguntas para que os participantes tirem suas dúvidas.
#2 Congressos
Eles são grandes eventos corporativos que acontecem durante alguns dias. Ao contrário das palestras, eles são mais demorados e reúnem um público ainda maior, sobretudo quando são focados numa área específica.
Participar de congressos é puro conhecimento e uma ótima oportunidade para investir na carreira profissional do seu colaborador!
#3 Convenções
Semelhantes aos congressos, mas com uma diferença marcante: a participação mais intensa dos participantes, já que o foco é fazer uma espécie de brainstorming. Ou seja, o encontro reúne pessoas com interesses em comum para pensar e debater sobre uma solução ou plano para determinadas situações.
As convenções objetivam apresentar o tema discutido e tirar todas as dúvidas sobre ele!
#4 Feiras
Aqui entram diversos tipos de feiras, mas de um modo geral, todas elas são realizadas com a finalidade de expor. Sejam produtos, marcas, serviços ou qualquer outro item.
Sendo assim, elas também são organizadas para receber um grande público, pois são uma excelente ferramenta de marketing para promover a interação e a troca de experiência entre fornecedores e compradores.
Ainda, como o objetivo é alcançar muito mais pessoas, elas necessitam de estandes com profissionais que entendam sobre o produto/serviço que será exposto. Então, é fundamental treinar o profissional responsável que apresentará os itens.
#5 Eventos corporativos focados em treinamentos/cursos
Embora muitas empresas não saibam ou não queiram investir em treinamentos e cursos aos colaboradores, este modelo de evento pode agregar – e muito – na rotina da empresa.
Os cursos têm a finalidade de capacitar, ensinar e se aprofundar em assuntos específicos. Mas claro, cada um com seu tema. Enquanto os treinamentos são mais curtos e práticos, já que “reciclam” habilidade para uma determinada prática ou função, os cursos envolvem os conhecimentos teóricos necessários para desempenhar uma atividade.
Um novo colaborador contratado no setor de marketing, por exemplo, pode fazer um curso para aprender análise de métricas. Ao mesmo tempo que pode fazer um treinamento para entender e saber como utilizar a ferramenta específica para extrair as informações dos gráficos.
Este tipo de evento corporativo não só beneficia a empresa, como também motiva e incentiva o colaborador a aprimorar seus conhecimentos!
Para participar ou promover um evento corporativo, é preciso planejar!
Sem planejamento, há grandes chances de algo dar errado. Então, a nossa dica é planejar com antecedência para que tudo saia conforme o esperado.
Mas, se você não tem a intenção de promover o seu próprio evento corporativo e quer somente participar de algum deles, fale com a equipe da Conextravel. Nós somos especialistas quando o assunto é turismo corporativo e planejamos a sua viagem do início ao fim, com segurança, agilidade e praticidade.
Precisa de ajuda para organizar e fazer o gerenciamento de suas viagens de negócios? Fale conosco!