Você sabe como a gamificação pode contribuir para o sucesso do seu evento corporativo, seja presencial ou on-line? Essa prática é uma estratégia que utiliza elementos de jogos para motivar comportamentos e facilitar a assimilação de conteúdos, geralmente de forma muito lúdica e dinâmica.
Entre as vantagens da gamificação em eventos, estão o maior engajamento das pessoas envolvidas e a facilidade para mensuração dos resultados. Nessa estratégia, são utilizadas a proposição de tarefas ou missões com atribuição de pontuação e rankings dos participantes, sempre tendo em vista um ou mais objetivos a serem alcançados. Em geral, são oferecidas recompensas a cada missão cumprida e é atribuído um ou mais vencedores.
A gamificação gera ótimos resultados, pois vai de encontro ao funcionamento de alguns mecanismos da mente humana. Ao serem envolvidas em um sistema de cumprimento de tarefas e pontuação, as pessoas tendem a se engajar muito mais.
Como a gamificação pode ser aplicada nos eventos corporativos
Os jogos funcionam muito bem para o entrosamento da equipe e para a geração de networking. Um bom exemplo é o jogo “Duas verdades e uma mentira”, uma simples forma de fazer com que os participantes se apresentem de forma descontraída.
Além de promover maior integração entre os envolvidos, os jogos também podem gerar maior identificação e awareness para a empresa e a marca. Um exemplo de jogo que pode ser utilizado para esse fim é o quizz sobre a empresa. Esse tipo de atividade funciona muito bem em eventos para disseminar a cultura organizacional da empresa, reforçar seus valores e gerar maior comunicação entre os departamentos. Para promover a integração, é interessante dividir os participantes em pequenos grupos, facilitando a comunicação e a troca de ideias.
Também é possível aplicar a estratégia de gamificação para aumentar o engajamento e a participação no seu evento on-line. É o caso de atribuir pontuação a presença em lives, comentários, proposição de tarefas, etc.
Pontos de atenção ao aplicar a estratégia de gamificação no seu evento
As tarefas propostas não podem ser nem muito fáceis, nem muito exaustivas ou complicadas de cumprir. Em ambos os casos, os participantes acabam ficando desmotivados e não se sentem dispostos a cumprir a tarefa.
É fundamental que, antes de aplicar as estratégias de gamificação, sua empresa tenha bem definido o planejamento estratégico, que deve estar alinhado aos objetivos do evento. Após a realização do evento, deve ser solicitado aos colaboradores um feedback, a fim de conferir se os objetivos da ação foram cumpridos.
As recompensas na gamificação
De acordo com o perfil da empresa e o tipo de evento, devem ser oferecidas recompensas para os participantes que vencerem as competições propostas e obtiverem maior pontuação. Brindes físicos e digitais são ótimos para engajar os participantes, desde que sejam realmente úteis.
Como você pode ver, utilizar a estratégia de gamificação nos eventos da sua empresa pode gerar muitos benefícios, como a maior integração entre os colaboradores, melhorias no ambiente de trabalho e valorização da sua marca. A gamificação pode ser uma excelente estratégia para os seus eventos, mais ainda em tempos de crise e desafios, quando os colaboradores estão sujeitos a muitas pressões.
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