Realizar viagens corporativas pode ser muito atrativo para as empresas. Mas elas precisam ser feitas com cuidado e planejamento. Caso contrário, as chances de dar errado são enormes. Outro ponto a ser observado é que a equipe não pode esquecer de que a viagem não é a passeio, mas sim a negócios. Confira abaixo algumas dicas e etapas para garantir que tudo ocorra bem:
Quais as etapas iniciais do planejamento?
Entre as primeiras etapas está a reunião de planejamento entre chefe e funcionário. É muito importante que nessa fase o líder deixe claro para o colaborador qual o seu papel durante a viagem e quais os resultados que a empresa deseja atingir. Assim, ele saberá o que fazer e qual objetivo deve ser cumprido.
Dicas para planejar uma viagem corporativa de sucesso
E na prática, como montar este planejamento? Em quais pontos você deve pensar para além da reunião de negócios? É o que vamos te contar hoje nas 7 dicas que separamos para você. Assim, tudo ficará mais fácil e você retornará com o sentimento de dever cumprido.
1. Prepare o passaporte
O passaporte é a primeira coisa que você deve pensar antes de sair comprando passagens e reservando hotéis. Afinal, se a viagem for internacional você vai precisar de um. Caso você esteja indo para algum país da América Latina, não há obrigatoriedade do uso do passaporte. Mas se você quiser ir mais longe, com certeza vai precisar. Na dúvida, tenha o seu passaporte em mãos.
2. Verifique a necessidade de visto
Se for para a Europa, América do Norte ou qualquer outro continente, verifique a exigência de um visto para entrar no país. Há diversas modalidades de visto americano, por exemplo. Tem para estudantes, turistas e também para quem vai a trabalho. Por isso, fique atento e não negligencie estas informações.
3. Confira os preços das passagens
Os preços das passagens aéreas podem e vão variar constantemente. Por isso, busque com antecedência os sites que fazem essa varredura, selecionando os melhores dias e horários para compra. A dica é: quanto mais cedo você comprar a sua passagem, ou seja, com antecedência, mais barata ela vai ficar. Procure por programas de milhas, caso isso seja uma possibilidade.
4. Hospedagens baratas
As hospedagens também são uma parte importante da viagem. Por isso, faça um levantamento dos locais mais baratos, mas que ao mesmo tempo sejam confortáveis o suficiente para que você consiga descansar com tranquilidade.
5. Localização é tudo!
A localização do lugar onde você ficará hospedado também é importante, pois ela precisa ser estratégica. Quanto mais próximo do local onde as reuniões acontecerão, menos você gastará com transporte.
6. Alimentação
A alimentação também é um ponto que merece atenção, pois você pode escolher lugares com comidas muito boas e típicas, sem precisar pagar tão caro. Afinal, não é hora de experimentar os restaurantes mais renomados do país. Neste momento você só vai precisar se alimentar de maneira saudável e com qualidade.
7. Prestação de contas
Esta etapa é a última. É o momento em que você precisa prestar contas para a empresa, mostrando todos os custos que você teve durante a viagem. Para isso, assim que chegar na cidade comece a separar todas as notas fiscais. Dessa forma, a sua viagem poderá ser concluída da maneira mais adequada possível.
Conte com a Conextravel
Todas essas etapas podem ser facilitadas com o auxílio de uma agência especializada em viagens corporativas. Por isso, conte conosco da Conextravel para tornar suas viagens ainda mais produtivas! Entre em contato e saiba mais.