Conforme já era esperado, a pandemia causou inúmeros impactos e mudanças relacionadas diretamente às viagens corporativas. O ano de 2020, principalmente, foi um ano muito expressivo em termos de quedas e, ao mesmo tempo, transformações.
Alguns dados relatam que, enquanto 2019 movimentou cerca de 1,4 trilhão de dólares no setor, o ano seguinte alcançou “apenas” 694 bilhões em circulação. Parece pouca diferença, mas em uma realidade do mundo dos negócios, é extremamente gritante.
Embora essa queda tenha nos assustado no início, agora ela não nos intimida mais, pois o cenário para o futuro ainda apresenta ânimo. Com a vacinação em massa da população mundial, a retomada do turismo está acontecendo desde o ano passado (2021) e os setores mais afetados estão, felizmente, caminhando para a normalidade.
Dito isso, devemos pensar que a retomada precisa ter cautela, pois antes de mais nada, nossa segurança é o que mais importa. Por isso, as viagens corporativas obtiveram uma evolução, trazendo mais atenção e cuidado na hora de implementar tal ação nas empresas. E que evoluções foram essas? Você pode conferir a seguir.
Principais mudanças nas viagens corporativas
Planejamento minucioso
A necessidade do deslocamento faz com que as empresas tenham o maior foco na segurança dos colaboradores, principalmente no que diz respeito à saúde. Portanto, o planejamento certeiro permite que tudo ocorra da melhor forma, sem causar maiores riscos.
No planejamento consta absolutamente toda e qualquer informação relevante. Desde o motivo concreto de ter que se deslocar para outro lugar até mesmo o que se espera do retorno.
A tecnologia trabalha a favor
A grande maioria das pessoas e empresas já entenderam que a tecnologia deve estar sempre alinhada aos objetivos. E por isso, a fácil adaptação e até mesmo a velocidade com que tudo foi implementado na nossa rotina, acabou facilitando e muito o trabalho em muitas áreas. Por isso, uma das principais mudanças na área das viagens corporativas é a utilização da tecnologia. Desde o agendamento da viagem, compra de passagens até o acompanhamento do colaborador no destino, tudo pode ser feito atualmente por meio da tecnologia. Entretanto, vale destacar que é necessário um certo conhecimento para que essa mesma maneira de facilitar, não acabe dificultando para outras pessoas.
Medidas de segurança
Antes da pandemia, nem passava pela nossa cabeça a ideia de higienizar absolutamente tudo que tocamos ao longo do dia. Mas, se podemos tirar algo de realmente útil disso tudo é a necessidade de estarmos sempre higienizando e tomando as medidas necessárias para evitar correr riscos de saúde. Mesmo que não houvesse mais um vírus entre nós, é sempre bom reforçarmos o nosso cuidado, pois saúde é a nossa base. Por isso, o setor das viagens corporativas prioriza as medidas de segurança, bem como as práticas de distanciamento seguro evitando aglomerações e a higienização correta dos espaços.
Algumas companhias aéreas disponibilizam até mesmo uma política de cancelamento mais flexível para evitar transtornos devido às constantes mudanças que ocorrem por conta da pandemia.
O que esperar do futuro das viagens corporativas
Passamos por momentos conturbados, mas as esperanças não se acabaram nem por um segundo. Por isso, por mais que os tempos possam estar sendo difíceis, ainda assim, vemos um futuro promissor quando o assunto são as viagens a trabalho.
Essa retomada deve ser feita de forma muito organizada e com pontos estratégicos certeiros, a fim de evitar possíveis transtornos desnecessários. Podemos esperar a retomada gradual das viagens, desde que a segurança e qualidade andem sempre lado a lado.
Conheça a Conextravel
Uma empresa especializada em viagens corporativas faz toda a diferença na hora do planejamento. Colocar tudo na ponta do lápis pode se tornar uma grande dor de cabeça e é para isso que a Conextravel está aqui, para que você possa focar apenas no crescimento da sua empresa!
Conte conosco para ajudar a sua empresa a realizar as viagens corporativas de forma mais leve e simples e menos burocrática. Entre em contato e saiba mais.