O ano de 2021 chegou ao fim e todo mundo que faz viagens corporativas constantemente já está pensando nos planos para 2022. Por isso, vamos falar um pouco sobre quais são as expectativas do mercado do turismo corporativo para o próximo ano e citar alguns países que serão tendências.
O que esperar das viagens corporativas em 2022
O turismo corporativo já vem crescendo antes mesmo do ano acabar. Só em setembro o mercado registrou um aumento de 96% do faturamento no setor. Por isso, já é possível enxergar os caminhos que serão traçados em 2022. Um crescimento significativo do turismo corporativo está a caminho, o que movimentará muito a economia.
Como se planejar melhor para estas viagens
O avanço da vacinação em todo o mundo está permitindo que alguns mercados voltem a funcionar. Por isso, com o mercado do turismo corporativo não está sendo diferente. E como resultado, ele já começou a se movimentar e pretende liderar os índices de crescimento em 2022.
Quando falamos em planejamento de viagens corporativas para 2022 não podemos deixar de lado em hipótese alguma a primeira dica: verificar as exigências do país antes de comprar passagem e reservar hospedagem. Pois, agora é preciso estar vacinado para poder cruzar a fronteira. Cada país possui suas regras específicas, e por isso, é necessário ficar atento.
O planejamento financeiro da viagem também se mostra ainda mais necessário. Um teto de gastos precisa ser estipulado antes da viagem. Com a inflação e a taxa Selic a 9,25% é muito importante ter um controle maior para evitar despesas desnecessárias, além de prejuízos que podem deixar o caixa da empresa no vermelho.
Para isso, tenha em mente com muita clareza qual o objetivo da viagem, quantos colaboradores realmente precisarão ir e peça para que façam a prestação de contas. Neste momento nada pode sair do planejado.
Outro ponto para ficar atento é a cotação do dólar, que atualmente está quase chegando aos R$ 6. Como sabemos, a moeda americana tem total influência sobre a economia mundial. Quando o dólar está mais caro, por exemplo, o preço dos alimentos sobe, o preço da gasolina também, e assim por diante. Isso acontece porque estes produtos são negociados em dólar no mercado internacional.
No sentido do turismo corporativo, a alta do dólar também representa um grande problema. Além de aumentar os preços das passagens aéreas, o viajante fica mais limitado quando chega no país de destino que usa o dólar como moeda padrão.
Destinos que são tendência para 2022
No universo das viagens corporativas, alguns destinos serão tendência no ano que está chegando, veja:
Alemanha: a quarta economia do mundo conta com indústrias que lideram a economia mundial e, por isso, é um destino que recebe muitos turistas que viajam a negócios.
Croácia: a economia da Croácia é baseada nos setores químico, naval e metal-mecânico.
Espanha: sua economia se baseia na exportação de veículos, de calçados, construção naval, indústria siderúrgica, química e têxtil.
Finlândia: baseia-se na indústria madeireira, metalúrgica, engenharia, telecomunicações e produtos eletrônicos.
França: destacam-se a indústria automobilística, aeronáutica, alimentícia, agropecuária, mecânica, elétrica e química.
Portugal: O país se destaca pela pesca e produção agrícola (batatas, hortaliças, frutas, milho), além de serem os maiores produtores de vinho e azeite de oliva. Portugal também se destaca no mercado da agropecuária.
Reino Unido: destaca-se na produção de aço e na indústria têxtil. Além disso, oferece centros financeiros, apresenta alta lucratividade com turismo e atua também nas indústrias química e petroquímica.
Suíça: baseada em um setor de serviços muito desenvolvido, serviços financeiros e tecnologia.
Turquia: baseia-se no turismo e na indústria agrícola. Produz frutos secos, grãos e trigo. A Turquia se destaca também na produção automobilística, uma vez que é um dos maiores produtores de automóveis do mundo.
Ucrânia: destaca-se na agricultura, pecuária, turismo, setor energético e recursos minerais.
O turismo corporativo em 2022 promete movimentar a economia mundial e este processo já começou a acontecer em 2021. Os países citados, entre outros, apresentam fatores econômicos que atraem turistas do mundo todo que viajam a negócios. O importante é lembrar sempre que o planejamento das viagens é a base para o sucesso do turismo corporativo.