Falar da Grécia é voltar ao passado, descobrir a vasta história e a imensa bagagem cultural que o país possui e conseguiu espalhar ao redor do mundo.

Sua influência na cultura ocidental talvez seja o maior legado da civilização grega, fazendo da Grécia um dos pontos turísticos mais desejados pelos amantes da história ou para quem, apenas, quer curtir uma paisagem surpreendente.

A Grécia é composta por mais de 6.000 ilhas, sendo que apenas 277 são habitadas. Sua paisagem é organizada por arquipélagos, dando todo um charme único para esta nação.

Mas você sabe quais são as ilhas mais famosas, onde se encontram e quais as características próprias que as diferem umas das outras?

Fique tranquilo. Nós preparamos um artigo completo para você, pronto para lhe mostrar o melhor das ilhas gregas e quais delas combinam mais com você! Confira:

Ilhas gregas: o maior tesouro da civilização

Para você entender melhor — como se organizam os arquipélagos no país — esquematizamos para você da seguinte maneira:

Ilhas Sarônicas

Agistri, Dokos, Egina, Hidra, Poros, Salamina, Spetses.

Ilhas Espórades

Alonissos, Esquiro, Escíato, Escópelos, Kyra Panaghia, Peristera, Gioura, Skantzoura, Piperi.

Ilhas Jónicas

Cefalônia, Citera, Corfu, Ítaca, Lêucade, Paxos, Zaquintos.

Ilhas do Dodecaneso

Agathonisi, Arkoi, Astakida, Astipaleia, Atáviros, Cárpatos, Fournoi, Calímnos, Kasos, Kastellorizo, Khalki, Kinaros, Cós, Lebinto, Leipsoi, Leros, Lebinto, Nísiros, Ofidussa, Patmos, Rodes, Samos, Saria, Simi, Strongili, Syrna, Tilos, Zafora.

Ilhas Cíclades

Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Ceos, Delos, Folegandros, Ios, Kimolos, Cítnos, Mikonos, Milos, Naxos, Paros, Santorini, Sérifos, Sifnos, Sícinos, Siro, Tinos.

Isto se torna de suma importância durante a sua viagem, pois determina qual rota você vai seguir, ajudando você a fazer uma escala e não perder tempo entre uma ilha e outra.

Mas, sem mais delongas, vamos falar do que realmente interessa: a beleza das ilhas gregas. E para isso, não poderíamos começar melhor.

ILHA DE CEFALÔNIA

Só para você ter uma ideia, Cefalônia é a maior das Ilhas Jónicas, sendo assim a sexta maior ilha entre todos os arquipélagos da Grécia.

Nesta ilha, você pode encontrar um pouco de tudo! Pois mesmo que seus grandes lagos deem a característica do local, ele é revestido por altas montanhas ao sul e ao norte. A culinária é deliciosa e suas praias atraem o olhar de diversos turistas.

Só para lhe citarmos uma referência artística, a Cefalônia foi o cenário escolhido para o filme “O Capitão Corelli”, interpretado por Nicholas Cage.

Cefalônia não costuma atrair grande número de turistas, pois não figura entre os top 10 locais mais visitados na Grécia. Mas isto lhe concede um charme único.

Vale lembrar que a praia de Myrtos, em Cefalônia, é uma paisagem de tirar o fôlego! É um dos pontos turísticos da cidade e possui características próprias que dificilmente você encontrará em outro lugar.

PATMOS

Para você ter uma ideia, consta na Bíblia que foi, justamente, em Patmos que São João escreveu o Livro do Apocalipse.

É um lugar fora da curva em toda a Grécia. Seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO.

A paisagem da ilha é revestida por várias colinas esverdeadas em tom oliva, sendo que algumas dessas colinas são vulcânicas.

A ilha de Patmos é a escolha perfeita para você que deseja um local para relaxar e aproveitar tudo tranquilamente. A ligação que Patmos tem com a bíblia traz todo um clima espiritual e aconchegante à ilha.

Por ter todas essas particularidades citadas acima, Patmos se torna um destino mais bucólico e elitista, o que é perfeito para você exercitar sua mente, mas depois relaxar e descansar.

ILHA DE SKOPELOS

Escópelos – ou Skopelos – oferece uma situação muito inusitada e de fácil agrado para os fãs de cinema em todo o mundo: ela foi o principal cenário do filme Mamma Mia!

O que mais chama atenção da ilha — pois ela já era importante muito antes de Mamma Mia! — é a sua rusticidade original, aliada com tons leves e finos das partes superiores da ilha.

A cidade possui uma história bem vasta, tanto que é quase impossível você não perceber os enormes mosteiros espalhados pela sua paisagem.

Além de todas as características importantes que citamos acima, a ilha é a maior do arquipélago das Espórades, oferecendo as melhores praias banhadas pelo sensacional Mar Egeu.

Um de seus principais pontos turísticos é a capela de Agios Ioannis Kastri — a mesma em que acontece o casamento no filme Mamma Mia, protagonizado por Meryl Streep.

ZAQUINTOS

Esta ilha é indicada por muitos que a consideram a melhor ilha grega para curtir uma boa praia e tudo que a mesma pode oferecer. Ela tem uma metragem extensa de areia, baías com águas azuis que chegam a marejar seus olhos.

A praia mais famosa de Zaquintos é a Shipwreck Bay, pois além de ser a mais fotogênica, atrai mais turistas que à procuram justamente pela facilidade em executar esportes radicais — nem tão radicais, mas vale lembrar que muitas das praias gregas não liberam suas águas para esportes.

A parte sul da ilha é bastante concorrida, então se a sua praia é conhecer gente nova e se enturmar com o povo local, vá para a parte sul. Mas se a sua vibe é algo mais reservado e intimista, a parte oeste lhe trará mais tranquilidade e uma paisagem com pouca intervenção humana ou tecnológica.

SAMOS

Não poderíamos encerrar esse artigo sem falarmos sobre a tão magnífica e deslumbrante ilha de Samos.

O que a Grécia nos disponibiliza através de seus arquipélagos é algo surpreendente e te faz querer visitar o país todos os anos — até porque se torna difícil conhecer todo o arquipélago em apenas uma visita.

Além de suas ilhas serem amplamente reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Mundial, elas são banhadas por história e cultura.

É tanta informação que você certamente precisará de alguns dias nas ilhas para conseguir mensurar tantas informações importantes sobre determinado local.

A ilha de Samos, banhada pelo Mar Egeu, é apenas mais um exemplo de tudo isto que falamos. Agora, você sabia que foi justamente em Samos que nasceu o famigerado e importantíssimo matemático Pitágoras?

Quando você estiver em Samos, perceberá uma cidade quase em aquarela. Ela possui cores diversas em suas residências, flores contagiantes e colinas que farão você sentir vontade de ver a vista da cidade sobre um ângulo superior.

Seu maior ponto turístico é o inenarrável Templo de Hera. Caso você seja um adepto de esportes radicais, a ilha de Samos é perfeita para praticar Mountain Bike e fazer algumas caminhadas. Isto porque a ilha dispõe mais de 45 trilhas ao seu dispor.

Conheça a beleza indescritível das Ilhas Gregas com a Conextravel! Um país que transborda história e cultura também é dono de paisagens deslumbrantes, cenários que só a Grécia pode oferecer ao viajante! Converse com um de nossos consultores e veja de perto as maravilhas gregas.