Depois do susto provocado pela Covid-19, veio à adaptação à nova realidade. Apesar de incertezas ainda existirem em todos os mercados, afinal, mudanças ocorrem diariamente, já há perspectivas de como o turismo vai se transformar a partir de agora.
Conhecer as principais tendências para viagens corporativas pós-pandemia é fundamental para entender melhor o cenário em que estaremos nos próximos meses. Por isso, separamos algumas delas para sua empresa se preparar com sucesso.
Confira as principais tendências para viagens corporativas pós-pandemia
1. Ainda mais segurança
Esta medida vale para qualquer campo e o turismo não poderia ficar de fora, incluindo viagens empresariais. A reformulação de protocolos de segurança devem se tornar prioridade, com auditorias cada vez mais rigorosas de limpeza e higiene de fornecedores. Isso vale para hotéis, locadoras de automóveis e companhias aéreas, que já estão aumentando a higienização em seus locais de trabalho. Mas todas as pessoas envolvidas em eventos corporativos e viagens a trabalho precisam passar por cuidados que já viraram parte da nossa rotina e que podem continuar a ser necessários por um bom tempo.
Um exemplo de medida ligada diretamente à segurança é a possibilidade de testagem para o novo Coronavírus quando funcionários tiverem que viajar. Antes de qualquer nova viagem, os colaboradores em questão devem passar por protocolos como medição de temperatura e realização de testes, quando estiverem disponíveis. Além disso, o uso de máscaras, higienização adequada e o distanciamento social recomendado devem ser estimulados e respeitados assim como qualquer outra regra da empresa.
Também será indispensável oferecer aos viajantes um pacote de proteção contra a Covid-19, para que eles tenham condições de manter a própria segurança assim que chegarem ao hotel selecionado. A forma como será disponibilizado o kit de boas-vindas com máscaras, luvas, frascos de álcool em gel 70% e outros itens deve ser pensada caso a caso, considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o momento da viagem.
2. Análise ainda mais criteriosa de deslocamentos
Outra tendência para viagens corporativas pós-pandemia é a definição de novos procedimentos para que viagens sejam aprovadas, considerando a real necessidade de realizar deslocamentos ou de enviar mais de uma pessoa. Além disso, a realidade de cada país também precisa fazer parte do planejamento, afinal, a evolução da doença e suas consequências é diferente de acordo com a maneira como cada lugar tem atuado.
3. Hibridismo
Encontros, reuniões e eventos tendem a ser cada vez mais híbridos, mesclando partes presenciais com virtuais. Já comentamos sobre isso aqui, mas vale ressaltar que o planejamento de ações deve levar em conta detalhes que garantam o acesso e a segurança de todos, tanto para quem vai participar on-line como para participantes presenciais. Tecnologia disponível para calcular distâncias e conexão digital de ponta em hotéis são só alguns dos diversos fatores que farão a diferença para o sucesso de eventos corporativos.
4. Perfil de viajante para cada viagem
Se antes já era importante avaliar o perfil de cada viajante de acordo com o destino escolhido, agora isso deve ser decisivo. Para reduzir a quantidade de deslocamentos desnecessários, sua empresa precisa começar a analisar criteriosamente quais pessoas têm a qualificação imprescindível para cada viagem, o que vai ajudar, inclusive, no corte de gastos que não são essenciais.
Manter um controle detalhado e devidamente atualizado, com arquivos de todas as qualificações dos seus colaboradores, vai ajudar bastante nas decisões para evitar deslocamentos. O mesmo também vale para as características de fornecedores, como endereços atualizados.
5. Adaptações na área responsável por viagens
Outra tendência é a necessidade de adaptar a área responsável por viagens de acordo com cada empresa, afinal de contas, a segurança precisa ser parte integral de todos os detalhes do planejamento, que costuma envolver principalmente equipes de Recursos Humanos e Finanças. Novos procedimentos, ações e tecnologias devem ser incluídos nos processos de preparo, exigindo tanto um trabalho de equipe mais integrado como a criação de uma área nova, dependendo da situação da sua companhia.
Como a sua empresa está lidando com o planejamento das próximas viagens empresariais e eventos corporativos? Conte com a Conextravel para ter a melhor assistência do mercado!