Viagens corporativas e ferramentas como o self-booking fazem parte da realidade de muitas empresas. As empresas realizam essas viagens com vários propósitos, como por exemplo: realização de reuniões com o intuito de resolver algum assunto pendente, fechar contrato com clientes, para cursos de capacitação e muito mais. 

No entanto, organizar e fechar uma viagem de trabalho pode ser extremamente trabalhoso. Por isso, as empresas e gestores precisam estar sempre atentos às mudanças e melhorias que podem facilitar as etapas necessárias para a organização de uma viagem corporativa.

Uma dessas alternativas de melhoria, que é tendência no mundo, é o self-booking. Essa ferramenta vem ajudando a garantir mais economia e praticidade na gestão de viagens corporativas. Entenda melhor a seguir. 

O que é self-booking? 

Self-booking é uma expressão em inglês que, de modo geral, significa fazer a própria reserva. Isto é, o self-booking é uma ferramenta totalmente digital, voltada para o mundo de viagens corporativas, reunindo em um única plataforma todas as informações da viagem, com o planejamento completo, emissão de bilhetes, controle de gastos, geração de relatórios e até check-out.

Organizando tudo em um único lugar, de passagens a gestão de despesas, fica muito mais fácil o colaborador se adaptar às exigências e à política de viagens estipulada pelos gestores, já que todos da administração têm acesso a todos as informações. 

A ferramenta busca sempre o melhor custo-benefício para a empresa e facilitando a vida do gestor e a prestação de contas, já que tudo está exposto em um único lugar. 

Como funciona o self-booking?

Para fazer uso do self-booking é preciso que os gestores da empresa contratem uma agência de viagens que seja especialista nesse tipo de serviço, pois é essa agência que será responsável, por exemplo, pela emissão de bilhetes, reservas, etc. Além disso, a plataforma também permite produzir relatórios em tempo real. 

Outro grande benefício do self-booking é a transparência dos dados e informações. Com ele o gestor e a empresa como um todo podem acompanhar todas as escolhas realizadas pelo colaborador – isso evita desvios e gastos desnecessários. 

 

5 vantagens da plataforma

O self-booking facilita muito o dia a dia de empresas que realizam muitas viagens corporativas. Mas, além da facilidade, existem outras vantagens, como:

  • Controle das movimentações: o self-booking permite que todo o processo das viagens seja monitorado, ou seja, o gestor da empresa pode acompanhar cada gasto.
  • Redução de custos/economia: por não ser necessário pessoas que intermediam esse processo e a própria ferramenta é programada para procurar sempre os melhores preços – seja de passagem e/ou hospedagens, os custos acabam sendo menores, gerando economia para a empresa;
  • Diversidade de escolhas: a ferramenta mostra as melhores opções disponíveis e o colaborador escolhe a que melhor se encaixa na política de viagens da empresa e no orçamento disponível;
  • Autonomia: o self-booking deixa a critério do colaborador a escolha das datas. Se existir um imprevisto ou mudança de planos, não é necessário refazer o planejamento, pois o próprio sistema readapta o que já foi feito.
  • Segurança: todos os pagamentos realizados estão seguros, principalmente se for realizado pelo cartão de crédito, pois ficam salvos na plataforma. Caso seja em fatura, ela fica disponível para os gestores consultarem sempre que acharem necessário. 

 

Ferramentas como o self-booking permitem uma revolução tecnológica e digital nas empresas, principalmente para aquelas que realizam muitas viagens corporativas. Proporcionando mais agilidade, transparência, segurança e autonomia em todo o processo. 

 

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