Todos sabem que uma viagem mal programada pode gerar inúmeros gastos, inclusive alguns que saem do orçamento. O que deveria ser um investimento para otimização do atendimento da empresa, pode se tornar uma despesa sem propósito. Por isso, os responsáveis pelos investimentos devem estar sempre atentos aos números.
Mas, como fazer essa avaliação nas empresas antes de viagens a trabalho? Nesta hora, entram em jogo os indicadores de performance, também chamados de KPI (Key Performance Indicator). Eles têm como objetivo mensurar o desempenho de estratégias dentro dos processos de gestão de uma empresa.
A partir desses dados, é possível avaliar quais estratégias estão dando certo e apontar as necessidades de melhoria. Tais análises podem ser feitas na empresa toda, em algum departamento ou até mesmo em um tipo determinado de atividade (como as viagens corporativas).
Porém, não basta apenas ver os números. É preciso saber analisá-los e, para isso, você pode contar com a ajuda de quem entende do assunto, como a Conextravel. Nós somos especialistas em viagens corporativas e garantimos a melhor experiência para seus colaboradores, com o máximo de economia, praticidade e economia.
Você sabe como os dados são analisados? Listamos algumas indicadores importantes para que uma boa análise seja feita.
Tickets médios
Este indicador determina o valor médio das vendas em certo período. É responsável por demonstrar quanto a empresa teve de faturamento com uma estratégia específica. Assim, é possível ver se ela é vantajosa ou não.
Também podem ser utilizados para estabelecer o valor médio a ser pago em passagens, hotéis e restaurantes. Para isso, é importante estar atento às variações de valores que ocorrem em algumas temporadas, sendo possível determinar a melhor data e oportunidade de viajar.
SLA de atendimento
Service Level Agreement, ou SLA, significa Acordo de Nível de Serviço. São fatores e padrões estabelecidos pela empresa para determinar o nível de atendimento ao cliente. Estes fatores devem ser obedecidos pela equipe para que a satisfação e qualidade do cliente na hora do atendimento sejam garantidas.
Saving
A palavra inglesa significa reduzir despesas e é exatamente disso de que se trata. A redução dos custos financeiros de uma empresa deve ser aplicada de várias formas, desde otimizar a maneira de investir até reduzir prejuízos.
Para reduzir os custos, é preciso saber como e para onde os recursos são destinados. No caso de viagens corporativas, é possível dividir o total das despesas no cartão de crédito, facilitando a forma de pagamento.
A análise dos dados KPI
É importante lembrar que cada empresa tem uma forma diferente de otimizar os gastos nas viagens corporativas. Algumas podem buscar pela forma mais econômica de disponibilizar estas viagens, enquanto outras podem buscar uma forma de melhorar os meios e tecnologias utilizados, fornecendo facilidade e conforto para a execução dos processos. Tudo depende do que é determinado essencial pela companhia para aprimorar seus serviços.
Para garantir que sua análise seja feita de forma correta, vale lembrar algumas dicas:
- Determine metas para sua empresa e indique desempenhos que sejam possíveis de ser alcançados.
- Escolha um período curto para analisar os dados e adapte de acordo com as necessidades de cada setor.
- Um indicador sozinho pode não demonstrar exatamente o que está acontecendo, então, prefira olhar vários como um conjunto.
- Lembre-se de que nem sempre o que custa menos é o mais viável para sua empresa, e procure avaliar outras otimizações, como o tempo que será gasto para elaborar determinado processo.
Que tal começar a otimizar suas viagens corporativas? Entre em contato conosco e conheça outras diversas formas de obter melhorias em suas estratégias para as viagens corporativas.